• Programa de Estágio

Centro Antigo

17/03/2017 14:03

Conder recupera piso da Praça da Sé

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) iniciou a recuperação da pavimentação em granito da Praça da Sé. A ação integra o trabalho de conservação e manutenção do patrimônio, que o Governo do Estado realiza em toda a área do Centro Histórico de Salvador.

“Durante todo o ano, trabalhamos na manutenção deste território tombado. A recuperação dos espaços públicos dá à população mais opções de lazer e convivência”, explica Milton Melo, superintendente Operacional da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder).

Segundo ele, as atividades envolvem a pintura externa dos casarões antigos, reforma de telhados, largos e praças, além de paisagismo, iluminação e recuperação do pavimento. “Obras deste porte realçam a beleza dessa área histórica. As ações do Governo do Estado são fundamentais para atrair baianos e turistas e manter este espaço de grande circulação de pessoas e palco de eventos culturais”, complementa Milton Melo.

Largos e praças
Anualmente, 530 mil pessoas, entre baianos e turistas, circulam pela área do Centro Histórico de Salvador. A manutenção do território integram às atividades para estimular o turismo, impulsionar a economia e valorizar as riquezas arquitetônicas presentes na área, tombada, em 1984, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reconhecida pela Unesco, em 1985, como Patrimônio da Humanidade.

O resultado do trabalho pode ser conferido nas praças Thereza Batista e Pastores da Noite, recentemente recuperadas pela Dircas/Conder. O órgão também está reformando a fachada e a área externa do Lar Franciscano Santa Isabel, palacete em estilo colonial do século XIX, tombado pelo Governo do Estado. No local, está sendo construída também uma praça, com entrada pela Baixa dos Sapateiros, mais um espaço de lazer, com área de 470 metros quadrados.
O órgão também está realizando a pintura externa de casarões, a exemplo da sede da Fundação Casa de Jorge Amado, localizada no Largo do Pelourinho. A Conder já finalizou a pintura de 31 imóveis localizados nas ruas Gregório de Matos, João de Deus, 28 de Setembro e Largo do Pelourinho. O trabalho agora será realizado na Rua Alfredo de Brito.

Fonte: Ascom Dircas/Conder
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.