• Programa de Estágio

Centro Antigo

13/04/2017 11:04

Requalificação mantém pedras portuguesas no Centro Antigo

As pedras portuguesas estão sendo preservadas em locais históricos de Salvador, dentro do Projeto Pelas Ruas do Centro Antigo. A iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), contempla a requalificação urbana de mais de 260 vias, em 11 bairros na região central da cidade.

De acordo com o historiador Jorge Antonio Martins, as pedras portuguesas chegaram a Salvador entre 1600 e 1700. "Na época foi uma forma revolucionária de não andar na lama. A gente hoje em dia tem outros materiais, mas preferimos mantê-las como identidade em lugares emblemáticos, como em frente ao Plano Inclinado, à Igreja da Conceição da Praia e na Rua Chile", explica a superintendente de projetos da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), Tania Barros.

A requalificação das ruas também inclui itens de acessibilidade, a exemplo de piso tátil e rampas de acesso. "Nós buscamos conciliar a pedra portuguesa com as questões de acessibilidade", acrescenta a superintendente. As pedras portuguesas do Centro Antigo são tema de vídeo da série 'Pelas Ruas', produzida pela Secretaria de Comunicação Social do Estado (Secom). Confira na fanpage do Governo da Bahia ou no site www.secom.ba.gov.br

Fonte: Secom/GOVBA
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.