• Programa de Estágio

Centro Antigo

18/04/2017 15:04

Conder libera o início do rebaixamento da fiação aérea na Baixa dos Sapateiros

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) concluiu a desobstrução e limpeza da rede subterrânea de dutos da Avenida J. J. Seabra, Centro Antigo de Salvador. O trabalho teve o objetivo de permitir que as empresas de telecomunicação pudessem iniciar o rebaixamento das redes aéreas de telefonia, dando vazão a mais uma etapa para a finalização do projeto de Requalificação Urbana da Baixa dos Sapateiros, do Governo do Estado.
“O trabalho demandou um maior prazo para sua finalização em função da necessidade de recuperação da tubulação da vala técnica - que já havia sido construída pela Conder -, devido a inúmeras ligações clandestinas de esgoto, encontradas durante o teste dos dutos, onde passará a rede subterrânea de cabos”, explica Milton Melo, superintendente Operacional da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder.

As empresas de Telecomunicações iniciam, agora, o planejamento das ações necessárias ao rebaixamento do cabeamento de telefonia e dados para concluir a implantação da vala técnica com a transferência subterrânea da fiação aérea.

Melhorias
A histórica avenida ganhou novo asfaltamento e teve recuperados os passeios e praças, além de ver renascer espaços até então deteriorados: Quartel do Corpo de Bombeiros, Praça dos Veteranos e Ladeira do Pax, todos reformados. Com investimentos da ordem de R$ 13,8 milhões, o projeto teve início no Aquidabã, passando por toda a JJ Seabra até o Largo da Barroquinha.

A população já conta também com uma nova iluminação pública: são 147 novas luminárias em LED, que substituíram as antigas de vapor de sódio. As praças e largos também foram contempladas, incluindo a substituição dos postes antigos de ferro.

A obra de requalificação da Baixa dos Sapateiros contempla ainda a recuperação da fachada e área externa do Lar Franciscano – palacete em estilo colonial do século XIX- e a construção da Praça do Lar Franciscano, as duas obras já em fase de conclusão.

Fonte: Ascom Dircas/Conder
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.