• Programa de Estágio

Centro Antigo

10/05/2017 17:05

Conder e Embasa realizam encontros para alinhamento de ações no Centro Antigo de Salvador

Representantes da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) realizam encontros semanais para alinhamento das ações das duas instituições na região do centro da capital baiana, onde o Governo do Estado realiza o projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador para requalificação urbana de mais de 260 ruas.

“A proposta é que a Embasa realize os serviços necessários nas redes de distribuição de água e coletoras de esgoto antes da execução dos serviços de pavimentação de vias e requalificação de calçadas” afirma Milton Melo, superintendente Operacional da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas/Conder), órgão responsável pela execução do projeto.

Segundo ele, durante as reuniões, como a realizada na manhã desta quarta-feira (10), na sede da Dircas/Conder, no Pelourinho, os dois órgãos alinham as agendas de execução dos serviços para otimizar as atividades das duas instituições e, assim, evitar o retrabalho.

Pelas Ruas

O projeto foi planejado para ser executado por etapas, simultaneamente, em diferentes pontos do Centro Antigo. Assim, os bairros próximos foram interligados por cinco lotes, sendo quatro já iniciados. É uma das primeiras grandes obras brasileiras de urbanização que segue as normas de acessibilidade e o desafio de implantar melhorias em ruas antigas. Um investimento de R$ 124 milhões.

Aos poucos, as calçadas danificadas, obstáculos para quem quer circular pela região do Centro Antigo de Salvador, vão sendo alargadas, ganhando rampas de acessibilidade, piso tátil, travessias para pedestres, 13 km de ciclofaixas, além de faixa de serviços ao longo do passeio, onde deverão ser alocados postes, lixeiras e dispositivos de sinalização para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Ascom Dircas/Conder
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.