• Programa de Estágio

Centro Antigo

17/05/2017 10:05

Futuros arquitetos visitam obras do Governo do Estado no CAS

Estudantes do curso de Arquitetura da Universidade Salvador (Unifacs) conheceram, nesta terça-feira (16), projetos do Governo do Estado, nas áreas de habitação e infraestrutura, que estão sendo executados pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), no Centro Antigo de Salvador.

O grupo foi recebido pela equipe técnica da Engenharia, que os acompanhou pelo Centro Histórico, onde a Conder está reformando três casarões para a criação de 26 novas unidades habitacionais. Elas irão atender as famílias de antigos moradores da região.

“Achei incrível este projeto de habitação social. Não tínhamos conhecimento deste trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado, que envolve a preservação desses imóveis antigos e ao mesmo tempo garante a permanência dessas famílias aqui”, declara Amanda Baragiola, estudante do terceiro semestre de Arquitetura da Unifacs.

Segundo ela, o grupo, que também visitou as obras do projeto ‘Pelas Ruas do Centro Antigo de Salvador’, de requalificação urbana de vias na região, foi surpreendido positivamente ao se deparar com o trabalho que vem sendo executado em ruas antigas para melhoria na acessibilidade e mobilidade.

“A gente vê que é real, não é só propaganda de TV. Os projetos saem realmente do papel. Vimos como é difícil a logística de realizar obras de requalificação de vias e construção de moradias em ruas antigas, num local histórico”, ressalta.

Visita monitorada

O trabalho desenvolvido pela Conder, no Centro Antigo, vem despertando o interesse de outras instituições educacionais. No último sábado (13), por exemplo, professores e estudantes da Faculdade de Arquitetura da UNEF de Feira de Santana estiveram na sede da Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), da Conder, para conhecer os projetos em execução pela instituição.

Para a arquiteta e professora Sônia Mascarenhas, o trabalho que está sendo realizado pela Conder na área antiga da cidade é importante para a transformação dos espaços e preservação histórica.

“A visão do urbanismo é a de cuidar do patrimônio histórico e cultural, mas também manter as pessoas vivendo neste espaço. Os alunos puderam vivenciar essa nova realidade, no Centro Histórico de Salvador. É uma oportunidade de ampliar o conhecimento dos futuros profissionais sobre as etapas de requalificação desenvolvidas em sítios históricos”, afirmou.

Fonte: Ascom Dircas/Conder
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.