• Programa de Estágio

Diretoria do Centro Antigo de Salvador

Em julho de 2013, foi criada a Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas), vinculada à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (CONDER), em substituição ao antigo Escritório de Referência do Centro Antigo de Salvador (Ercas), que foi instituído em 02 de outubro de 2007, pelo Decreto Estadual nº 10.478.

O Escritório de Referência era uma unidade gerencial da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), porém também surgiu a partir de um acordo firmado entre os três entes federativos (União, Estado e Município).

Seu principal objetivo era coordenar a elaboração do Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador, sendo também responsável pela articulação entre os três entes federativos (União, Estado e Município) e pela construção de parcerias com a sociedade civil (moradores, comerciantes, empresários, representantes de instituições de ensino, organizações sociais, entre outras).
Atuava, portanto, como um espaço de conciliação de ações, propostas e programas para a área, além de captar recursos necessários para viabilizar projetos e encaminhar as demandas locais.

A Dircas é responsável pela coordenação e execução das atividades, assim como da captação de recursos para viabilizar projetos e ações para a requalificação da região. O seu principal desafio é implantar uma estrutura de governança, com um fundo financeiro e um plano de investimentos para atender às necessidades de quem mora, trabalha, visita e frequenta o centro antigo da cidade.
Recomendar esta página via e-mail: