• Programa de Estágio

Diagnósticos

Faça o download dos diagnósticos produzidos pelos consultores do Plano de Reabilitação, nas dimensões econômica, social e urbanístico-ambiental.

- Econômico

Panorama Geral da Economia do Centro Antigo de Salvador

Panorama geral da economia do Centro Antigo, que traça um perfil quantitativo e qualitativo das principais atividades econômicas existentes ligadas ao comércio, serviços especializados, administrativos e públicos e atividades informais. O estudo ainda avalia o impacto de alguns investimentos públicos, a exemplo da Via Expressa, Porto de Salvador e do Estádio da Fonte Nova e sugere políticas de fomento às atividades econômicas, identificando seus impactos.

 Veja Panorama Geral da Economia (arquivo em PDF) 

 Economia do Turismo no Centro Antigo de Salvador

Análise da economia do turismo no Centro Antigo, região que concentra a mais ampla oferta para o segmento do turismo cultural de Salvador, com enfoque nas suas potencialidades, oportunidades, limites, tendências e desafios para a atividade turística. O estudo também avalia as potencialidades do patrimônio cultural para a atividade turística e os impactos dos investimentos previstos para o turismo dessa região.

 Veja o Diagnóstico Economia do Turismo integral (arquivo em PDF) 

 Equipamentos e Negócios Culturais do Centro Antigo de Salvador

O estudo reforça a característica do Centro Antigo como um território cultural de Salvador, devido à grande concentração de museus, arquivos, bibliotecas, centros de cultura, teatros, salas de cinema e espaços para eventos. A análise realizada levou em consideração o valor histórico dos equipamentos, o caráter de sociabilidade dos espaços, o fluxo de visitação e a possibilidade destes passarem a obter melhor desempenho econômico.

 Veja o Diagnóstico de Equipamentos e Negócios Culturais (arquivo em PDF) 

 

- Social

A Dimensão Social e o Quadro de Vulnerabilidades

O estudo caracteriza e dimensiona aspectos da vulnerabilidade social da população do Centro Antigo de Salvador, com especial ênfase àqueles relacionados a direitos humanos, cidadania e violência.

 Veja Diagnóstico sobre a Dimensão Social e o Quadro de Vulnerabilidades (arquivo em PDF) 


- Urbanístico/Ambiental

Ocupação Urbana e Habitação

O estudo desenvolvido pela arquiteta e urbanista Ângela Gordilho, apresenta informações sobre o uso e ocupação do solo, ambiente construído, conservação e vacância das edificações. A consultora faz uma análise urbanística das potencialidades, limitações, desafios e tendências detectadas para reabilitação do Centro Antigo de Salvador.

Veja Caracterização Físico-Territorial e Urbanística do CAS (arquivo em PDF) 

 Acessibilidade e mobilidade

São apresentados os estudos realizados do levantamento de campo sobre as condições de acessibilidade e infraestrutura de circulação das principais vias do Centro Antigo, em particular do Centro Histórico, e alguns indicadores de transporte e tráfego obtidos junto aos órgãos responsáveis do sistema de transporte de Salvador.

Veja Diagnóstico sobre Acessibilidade e mobilidade_urbana (arquivo em PDF/ Zipado) 

 Aspectos de Conformidade Ambiental

Estudo realizado para identificar os fatores de não conformidade ambiental no Centro Antigo de Salvador. Foram mapeados os pontos com lançamentos irregulares de lixo, disposição de resíduos sanitários, geração de odores e focos de mosquitos. Além disso, também foram identificadas incompatibilidades de uso de áreas, sonorização excessiva e outros aspectos relacionados com o meio ambiente.

 Veja Propostas de Sustentabilidade Ambiental para a Área (arquivo em PDF)

Recomendar esta página via e-mail: