• Programa de Estágio

Área de Abrangência do Plano

A região do Centro Antigo de Salvador é uma área delimitada pela lei municipal nº 6.586 de 2004, do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano do Município do Salvador (PDDU), que engloba onze bairros em aproximadamente 7km², sendo eles: Centro, Barris, Centro Histórico, Tororó, Nazaré, Saúde, Barbalho, Macaúbas, parte do espigão da Liberdade, Comércio, e Santo Antônio Além do Carmo.

Delimita-se ao norte, pelo Espigão da Liberdade, ao sul, pela Praça 2 de Julho (Campo Grande), a leste, pela costa marítima no trecho compreendido entre a Gamboa e a região de Água de Meninos, a oeste pelo Dique do Tororó e imediações da Arena Fonte Nova e a nordeste pela Via Expressa Baía de Todos-os-Santos, que liga o atual centro econômico ao Terminal de Cargas do Porto Marítimo de Salvador.

Este território foi definido para fins de estudo e elaboração do Plano de Reabilitação, considerando como área de abrangência o tecido urbano além dos limites do perímetro tombado (Centro Histórico de Salvador). Tal escolha deu-se devido à constatação de que a maior parte dos problemas socioeconômicos da área estavam instalados no entorno do Centro Histórico.

Em termos legais, o Centro Histórico de Salvador (CHS), bairro integrante do Centro Antigo, corresponde à área tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) como Patrimônio da Humanidade, em 1985.
Recomendar esta página via e-mail: